domingo, 8 de março de 2009

8 de março : O mundo e as mulheres


Ao ler o artigo de OESP, assinado pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, neste domingo ensolarado, em que relata que " O mundo precisa de mulheres livres" , me inspirei para trazer alguns relatos e conquistas das mulheres ao longo dos séculos...

Fortalecer os direitos das mulheres não é somente obrigação moral, é também uma necessidade, no momento em que vivenciamos desafios mundiais que precisam de medidas urgentes.

Recentemente assisti Water, documentário sobre os desafios culturais enfrentados por mulheres ainda hoje...do diretor Deepa Mehta. É uma produção conjunta Índia/Canada. Ambientado na década de 30 na Índia, década turbulenta e de grandes transformações devido a defesa da Satyagraha feito por Mahatma Gandhi. Durante mais de uma dezena de anos, Gandhi irá disseminar a desobediência civil através da “resistência passiva” por toda a Índia, tendo a “Marcha do Sol” como um dos momentos cruciais.

Um lindo roteiro, que mescla a reflexão e meditação daquelas mulheres acerca da opressão que vivem - uma revolução pessoal, junto ao avanço das idéias libertadoras de Ghandi, que no período encontra-se em liberdade e em perigrinação pela Índia – uma revolução social. A mescla de duas revoluções necessárias de caminharem juntas, não mudaremos o mundo sem mudarmos internamente, não ficaremos satisfeitos com nossa mudança interna sem lutarmos para mudarmos o mundo.

Voltando à Hillary..." Reconhecer o pleno potencial e o comprometimento das mulheres não é apenas questâo de justiça. Trata-se de fortalecer a prosperidade, o progresso e a paz global para as próximas gerações."



Veja também em: http://www.youtube.com/watch?v=Wte89SLDq_4
Até mais breve,
Jolari

Um comentário:

richardjakubaszko disse...

Olá Joelma,
uma graça este seu blog, simpático, com observações humanas, profundas, inteligentes, sensíveis.
Sobre esse negócio de mulher, há divergências do que disse a Hillary, ela mesma uma mulher com a marca ruim de tantas outras, da traição e do sofrimento, mas essa competição humana é assim mesmo, que fazer, né não? Pensa aí, onde vc colocaria a vírcula no texto a seguir:
"SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA".

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER. Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.
Dependendo da ótica, mas também da vírgula, as idéias podem ter sempre duas versões, duas opiniões ou dois lados.
Sucesso ao seu blog! Manter um blog é uma experiência que tem sido fascinante pra mim.
Richard Jakubaszko